Inicio

Nova teoria sugere que os buracos negros seriam "estrelas congeladas"

Hipótese aponta a possibilidade de que essas formações cósmicas não sejam as entidades previstas pela teoria da relatividade geral de Einstein
Por History Channel Brasil em 24 de Setembro de 2024 às 16:10 HS
Nova teoria sugere que os buracos negros seriam "estrelas congeladas"-0

Uma nova hipótese pode mudar tudo o que se sabe sobre os buracos negros. Segundo um estudo recém-publicado no periódico Physical Review D., eles não seriam as entidades previstas pela teoria da relatividade geral de Einstein. Em vez disso, essas misteriosas formações cósmicas poderiam ser "estrelas congeladas".

Paradoxo da radiação de Hawking

Embora compartilhem semelhanças com os buracos negros, as estrelas congeladas diferem em aspectos cruciais que podem solucionar o famoso paradoxo da radiação de Hawking. Esse paradoxo, proposto pelo físico Stephen Hawking, surge porque a radiação teórica emitida pela borda de um buraco negro não parece carregar informações sobre a matéria que deu origem a ele, o que contradiz um princípio fundamental da mecânica quântica, que afirma que a informação não pode ser destruída.

Diferente dos buracos negros convencionais, as estrelas congeladas não teriam uma singularidade (ponto de densidade infinita em seu centro). Essa característica resolve uma contradição importante entre o modelo clássico dos buracos negros e a física, que estabelece que infinitos não podem existir na natureza. A presença de infinitos em uma teoria geralmente indica que a teoria precisa ser revisada.

O estudo conduzido por Ramy Brustein, A.J.M. Medved e Tamar Simhon demonstrou que as estrelas congeladas podem resolver esses paradoxos, já que não possuem nem um horizonte de eventos nem uma singularidade. Segundo a análise teórica, se os buracos negros forem, na verdade, objetos compactos formados por matéria extremamente rígida, inspirados pela teoria das cordas, eles não colapsariam em pontos de densidade infinita.

Apesar do potencial da teoria das estrelas congeladas para resolver esses problemas, os cientistas ainda precisam confirmar suas previsões experimentalmente. Eles acreditam que as ondas gravitacionais geradas pela fusão de buracos negros podem fornecer evidências que diferenciem essas estrelas congeladas dos buracos negros tradicionais.

Fontes
Live Science
Imagens
istock