Novo estudo aponta que dinossauros poderiam ser maiores do que se imaginava

Segundo os pesquisadores, um tiranossauro grande seria 25% mais longo e 70% mais pesado do que as estimativas atuais
Por History Channel Brasil em 27 de Julho de 2024 às 13:14 HS
Novo estudo aponta que dinossauros poderiam ser maiores do que se imaginava-0

Um novo estudo sugere que os dinossauros poderiam ser maiores do que se imaginava. Usando modelagem computacional, os cientistas calcularam que o Tyrannosaurus rex poderia ter dimensões mais avantajadas do que o indicado pelas evidências fósseis. A pesquisa foi publicada na revista científica Ecology and Evolution.

Variação do tamanho corporal

Segundo os pesquisadores, a maioria das espécies de dinossauros é conhecida a partir de poucos espécimes, tornando improvável que os tamanhos registrados incluam os maiores indivíduos que já existiram. O T. rex foi escolhido para o modelo porque é um dinossauro familiar cujas dimensões já estão bem estimadas. A variação do tamanho corporal na idade adulta foi modelada com e sem diferenças sexuais, baseando-se em exemplos de jacarés vivos, escolhidos por seu grande tamanho e parentesco próximo com os dinossauros.

Assim, os cientistas usaram modelagem computacional para avaliar uma população de T. rex, considerando variáveis como tamanho populacional, taxa de crescimento, expectativa de vida e a incompletude do registro fóssil. Os modelos apontaram que o maior indivíduo que poderia ter existido (um em 2,5 bilhões de animais) pode ter sido 70% mais pesado do que os maiores espécimes de T. rex já encontrados (15 toneladas contra 8,8 toneladas) e 25% mais longo (15 metros contra 12 metros).

“Alguns ossos isolados e peças certamente sugerem indivíduos ainda maiores do que aqueles para os quais atualmente temos esqueletos”, disse David Hone, pesquisador da Universidade Queen Mary, em Londres.  “Nosso estudo sugere que, para grandes animais fósseis como o T. rex, realmente não temos ideia do registro fóssil sobre os tamanhos absolutos que eles poderiam ter atingido. É divertido pensar em um T. rex de 15 toneladas, mas as implicações também são interessantes do ponto de vista biomecânico ou ecológico”, acrescentou  Jordan Mallon, do Museu Canadense da Natureza.

Museu Canadense da Natureza