Fósseis de um dinossauro ancestral das aves são descobertos na Argentina

Previamente desconhecida, a espécie era carnívora e viveu há cerca de 83 milhões de anos na região da Patagônia
Por History Channel Brasil em 02 de Julho de 2024 às 13:12 HS
Fósseis de um dinossauro ancestral das aves são descobertos na Argentina-0

Fósseis de um dinossauro ancestral das aves foram encontrados na região da Patagônia, na Argentina.  A espécie previamente desconhecida, que viveu há aproximadamente 83 milhões de anos, foi batizada de Diuqin lechiguanae. Um estudo sobre a descoberta foi publicado no periódico científico BMC Ecology and Evolution.

Marcas nos ossos

O Diuqin lechiguanae pertence ao grupo dos terópodes, um clado de dinossauros bípedes e predominantemente carnívoros. Especificamente, a nova espécie foi classificada dentro do grupo dos unenlaginos, que apresentam parentesco próximo com os ancestrais das aves.

Ossos do Diuqin lechiguanae
Ossos do Diuqin lechiguanae (Imagem: J. D. Porfiri, M. A. Baiano, D. D. dos Santos, F. A. Gianechini, M. Pittman & M. C. Lamanna (CC BY 4.0), via Wikimedia Commons)

Segundo os pesquisadores, encontrar dinossauros terópodes não é algo muito frequente, principalmente desse tipo, de pequeno a médio porte e com ossos mais frágeis. Além disso, os unenlaginos são muito raros, então qualquer novo resto fóssil que possa ser atribuído a esse grupo oferece uma grande quantidade de informações tanto anatômicas quanto sobre a diversidade que esse grupo possuía. Marcas encontradas nos ossos do animal também poderão ajudar a entender melhor o ambiente no qual ele vivia.

“Por meio de estudos sobre a forma, localização e outras características dessas marcas, é possível inferir que tipo de animal as produziu. Isso nos fornece informações sobre as interações entre predadores e presas ou com animais carniceiros, oferecendo-nos uma visão mais completa do ecossistema daquela época e das relações entre os diferentes animais que o habitavam”, explicou Federico Gianechini, pesquisador do Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas da Argentina (CONICET) e participante do estudo.

CONICET