Novo vídeo mostra momento em que sonda da NASA desviou rota de asteroide
Em setembro do ano passado, a missão DART, da NASA, foi bem-sucedida em desviar a rota do asteroide Dimorphos. O experimento foi o primeiro teste de defesa planetária da história. Agora, foram divulgadas novas imagens do momento em que a sonda da agência espacial colidiu com o objeto espacial e alterou a sua trajetória.
As novas imagens foram captadas pelo satélite LICIACube, da agência espacial da Itália, e disponibilizadas na plataforma Planetary Data System, da NASA. Jacint Roger Perez, um processador de imagens amador de Barcelona, Espanha, pegou esse material bruto e o transformou em vídeos que mostram o impacto de diversas maneiras. Em seguida, ele disponibilizou os resultados em seu perfil no X (antigo Twitter).
Vamos a trabajar la misma secuencia usando los datos a color (3)#DART Mission#LICIACube - #Luke - RGB
— landru79 (@landru79) November 6, 2023
target: #Didymos #Dimorphos
NASA/ASI/j. Roger pic.twitter.com/vWJFMbuRRh
As imagens mostram as enormes colunas de poeira que resultaram da colisão da sonda com o Dimorphos. O impacto liberou mais de um milhão de quilos de material do asteroide e criou uma cauda que se estendeu por mais de 10 mil quilômetros.
A missão DART (sigla em inglês para Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo), teve como alvo o pequeno asteroide Dimorphos, que orbita outro asteroide maior conhecido como Didymos. A equipe escolheu o Dimorphos para esta missão porque seu tamanho é comparável ao de asteroides que podem representar perigo ao nosso planeta. Um objeto do mesmo tamanho poderia causar “devastação regional” caso atingisse a superfície terrestre.