Pela primeira vez, uma sonda espacial consegue fazer uma selfie "de corpo inteiro"
A agência espacial chinesa CNSA divulgou a primeira selfie completa registrada por uma sonda espacial em outro planeta. A foto foi obtida pela missão Tianwen 1, que explora Marte. Graças a uma câmera Wi-Fi ejetável, o equipamento conseguiu fotografar a si mesmo com o planeta de fundo.
Exploração de Marte
Segundo a agência espacial, essa é a terceira vez que a missão Tianwen 1 utiliza uma câmera ejetável: primeiro para fotografar o caminho da sonda até Marte, e depois para retratar a sonda Zhurong sobre a superfície marciana.
Mas essa não é exatamente a primeira selfie de uma sonda e do planeta vermelho: em fevereiro de 2007, a sonda europeia Rosetta fotografou parte de sua estrutura e painel solar. O grande feito da Tianwen foi tirar a primeira selfie "de corpo inteiro".
Em uma das imagens obtidas por Tianwen 1, pode-se ver a sonda espacial chinesa de modo similar ao qual se autorretratou a sonda Rosetta. A agência espacial chinesa também compartilhou a imagem da calota polar norte de Marte e uma panorâmica da superfície.
A big New Year surprise!
— Lijian Zhao 赵立坚 (@zlj517) January 7, 2022
China's Tianwen-1 probe sends back an amazing selfie above #Mars.
"China lives in 2122." said Spanish aerospace science writer Pedro León. pic.twitter.com/j9Xb20kgip
A missão Tianwen 1, formada pelo orbitador homônimo e pela sonda de exploração Zhurong, partiu da Terra em julho de 2020. Em fevereiro de 2021, o orbitador entrou na órbita de Marte, e em maio aterrissou a sonda.
Até o momento a sonda já percorreu quase um quilômetro e meio da superfície marciana, em uma planície conhecida como Utopia Planitia. No total, a equipe do orbitador e da sonda enviaram aproximadamente 540 gigabytes de informações para a Terra.