Inicio

Pesquisadores encontram microplásticos no sangue humano pela primeira vez

Partículas foram detectadas em 77% dos casos analisados, com predominância de PET, utilizado em embalagens de alimentos
Por History Channel Brasil em 08 de Abril de 2022 às 18:56 HS
Pesquisadores encontram microplásticos no sangue humano pela primeira vez-0

Um grupo de pesquisadores holandeses encontrou restos de microplásticos no sangue humano pela primeira vez. Essas pequenas peças de plástico têm menos de 5 milímetros de diâmetro e são produzidas pelo desprendimento ou resíduos de materiais despejados no meio-ambiente sem tratamento correto. As partículas foram detectadas em 77% das pessoas analisadas.

A pesquisa foi publicada no periódico científico Environment International. Por meio de testes capazes de detectar partículas minúsculas, o estudo demonstrou que elas podem viajar pelo corpo e se alojar nos órgãos. Ao todo, foram testadas 22 pessoas.

Praia poluída

Surpreendentemente, apenas 23% dos participantes do estudo não tinham quantidades detectáveis de microplásticos no sangue. Segundo os cientistas, os restos encontrados provêm do PET (tereftalato de polietileno), plástico utilizado em garrafas de bebidas e embalagens de alimentos. Metade das amostras continha PET, enquanto um terço continha poliestireno, usado para embalar alimentos e outros produtos. Um quarto das amostras de sangue continha polietileno, do qual são feitas sacolas plásticas.

“Nosso estudo é a primeira indicação de que temos partículas de polímero em nosso sangue”, disse o professor Dick Vethaak, ecotoxicologista da Vrije Universiteit Amsterdam, na Holanda. “Mas temos que estender a pesquisa e aumentar o tamanho das amostras, o número de polímeros avaliados etc.” Segundo ele, outros estudos já estão em andamento para avaliar o impacto que a presença de microplástico pode causar na saúde humana.

Fontes
The Guardian
Imagens
iStock