Político sugere bombardear o vulcão de La Palma para controlar erupção

O vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, nas ilhas Canárias, entrou em erupção em 19 de setembro. Desde então, ele não para de expelir lava, cinzas e gases, causando uma série de transtornos para a população de 85 mil habitantes que vive no local. Agora, um político surgiu com uma proposta inusitada para conter a atividade vulcânica: nada mais nada menos do que um bombardeio.
Bombardeio no vulcão
Durante uma entrevista, o presidente do conselho municipal da ilha de La Gomera, Casimiro Curbelo, propôs bombardear o vulcão para tentar controlar o fluxo de lava. “Não há um avião que voe e que possa jogar uma bomba? Chegar, deixar cair, e “bum”, e orientar a lava a uma direção. Assim como eu digo que é um disparate, também tenho a impressão que, do ponto de vista tecnológico, é preciso testar”.

A proposta de Curbelo foi ridicularizada pelo público em geral, gerando até memes. Mas, por incrível que pareça, ações do tipo têm precedentes. Em 1935, quando a lava do vulcão Mauna Loa, no Havaí, começou a se aproximar da cidade de Hilo, o Exército dos EUA lançou 20 bombas para conter a erupção. Após o bombardeio, o fluxo de lava parou, mas há dúvidas se isso realmente aconteceu devido ao bombardeio (geólogos acreditam que pode ter havido uma coincidência, pois a erupção estaria cessando naturalmente).
Outro caso aconteceu em em 1983, na Itália, quando especialistas usaram dinamite para para desviar o fluxo de lava do Monte Etna. Os engenheiros colocaram cerca de 40 kg de explosivos em tubos refrigerados a água ao lado do fluxo. A experiência foi bem sucedida e a lava não chegou a atingir uma vila próxima ao vulcão.