Primeiras imagens mostram que nave do Japão pousou na Lua de cabeça para baixo
Na semana passada, o Japão fez história ao se tornar o quinto país a marcar presença na Lua. Agora, a JAXA, agência espacial do país, divulgou as primeiras imagens da façanha. Elas comprovam que nem tudo saiu conforme planejado: a nave SLIM (sigla para “módulo de pouso inteligente para investigar a Lua”) pousou de cabeça para baixo.
Modo de espera
Desde que tocou em solo lunar, os pesquisadores da JAXA já sabiam que as células solares da SLIM não estavam carregando e gerando eletricidade. As novas imagens, feitas por um dos dois rovers que fazem parte da missão no satélite natural, indicam o motivo por trás do problema. Isso aconteceu porque a nave pousou de "nariz" e por isso não consegue captar a luz solar.
Segundo a JAXA, há uma chance de que, quando a direção do Sol mudar, ele atinja as células solares e elas comecem a carregar. Enquanto isso, o módulo SLIM foi colocado em modo de espera enquanto os dois rovers exploram a superfície lunar. Esses equipamentos são capazes de se comunicar diretamente com a Terra.
Apesar do modo estranho como a SLIM pousou, ele tocou o solo lunar de forma bem-sucedida, como havia sido planejado. O objetivo era pousar suavemente a 100 metros de uma área-alvo específica. Com base no conjunto de dados avaliados até agora, o módulo parece ter pousado a apenas 55 metros desse local.