Região em forma de rosquinha é encontrada escondida no núcleo da Terra
Cientistas descobriram uma região em forma de rosquinha localizada a milhares de quilômetros abaixo da superfície da Terra, dentro do núcleo líquido do planeta. Essa descoberta oferece novas pistas sobre a dinâmica do campo magnético terrestre. Um estudo sobre o tema, assinado por pesquisadores da Universidade Nacional da Austrália (ANU) foi publicado no periódico Science Advances.
Região desconhecida
A estrutura, que está situada apenas em latitudes baixas e paralela à linha do equador, foi identificada no topo do núcleo externo da Terra, onde este núcleo líquido encontra o manto. Segundo sismólogos da ANU, essa região permaneceu desconhecida até agora. "Nós não sabemos a espessura exata da rosquinha, mas inferimos que ela atinge algumas centenas de quilômetros abaixo da fronteira entre o núcleo e o manto", explicou o geofísico Professor Hrvoje Tkalčić, coautor do estudo.
O núcleo terrestre é composto por duas camadas: o núcleo interno, que é sólido, e o externo, que é líquido. A nova região em forma de rosquinha foi detectada na parte superior do núcleo externo, e as ondas sísmicas registradas nessa área são mais lentas do que no restante do núcleo externo líquido.
Os cientistas chegaram a essa conclusão ao analisarem semelhanças entre formas de ondas sísmicas várias horas após terremotos, em vez de apenas na primeira hora, como em estudos anteriores. Para os pesquisadores, obter mais informações sobre a composição do núcleo externo da Terra, incluindo elementos químicos leves, é fundamental para entender o campo magnético e prever quando ele poderia eventualmente cessar ou enfraquecer.