Inicio

Revelada a verdadeira origem da montanha em forma de pirâmide na Antártida

Embora cientistas garantam que a formação é natural, muitos acreditam que se trata de uma construção erguida por uma civilização perdida
Por History Channel Brasil em 24 de Fevereiro de 2024 às 13:04 HS
Revelada a verdadeira origem da montanha em forma de pirâmide na Antártida-0

Na parte sul da Cordilheira Ellsworth, na Antártida, se encontra uma das formações mais curiosas da Terra. Trata-se de uma grande montanha, estranhamente semelhante às pirâmides do Egito. Desde que foi descoberta, essa formação incomum fez com que diversos tipos de teoria fossem levantadas, mas agora, dois cientistas afirmam ter desvendado o mistério.

"Nunatak"

De acordo com o professor de ciências do sistema terrestre Eric Rignot e o doutor Mitch Darcy, do Centro Alemão de Pesquisa em Geociências, a estrutura não passa de uma montanha moldada naturalmente. A formação teria sido esculpida pela neve, gelo e vento da Antártida ao longo de milhões de anos. 

Segundo os pesquisadores, a montanha é mais precisamente um "nunatak", um pico de rocha que se sobressai acima de uma geleira ou camada de gelo. Eles afirmam ainda que a forma piramidal dessa montanha na Antártida é uma "coincidência natural" que foi assumindo esta forma devido à erosão causada por ciclos de congelamento e descongelamento.
 
No entanto, a explicação não convenceu a todos, e ainda há muitos teoristas da conspiração que acreditam que não se trata de uma montanha, mas sim de uma antiga pirâmide construída por alguma civilização desconhecida em uma época em que a Antártida não estava coberta de gelo e neve.

Fontes
Infobae
Imagens
iStock