Robô criado para baixa gravidade pode revolucionar a futura exploração espacial
Estudantes da Escola Politécnica de Zurique (ETH), na Suíça, estão desenvolvendo um robô que pode revolucionar a exploração espacial. O equipamento inovador foi batizado de SpaceHopper ("Saltador do Espaço", em tradução livre). Segundo seus criadores, o diferencial do dispositivo é que ele poderá se locomover em ambientes de baixa gravidade.
Saltos em baixa gravidade
Os estudantes observaram que os robôs exploradores tradicionais têm dificuldades para se locomover sobre suas rodas. Para contornar esse problema, eles conceberam um robô de três pernas que pode avançar com um sistema de locomoção semelhante a saltos em ambientes onde a gravidade é muito baixa. Assim, ele seria ideal para explorar ambientes como asteroides e luas.
O projeto foi lançado há dois anos e meio como um projeto para estudantes de graduação, mas agora seu desenvolvimento é feito por cinco estudantes de mestrado e um de doutorado. O SpaceHopper tem um corpo triangular com uma perna articulada em cada canto. Cada uma delas possui uma junta de joelho e uma de quadril, permitindo que o robô se impulsione a partir de uma superfície, dê chutes para se propulsionar pelo espaço e controle seu pouso.
O SpaceHopper já foi testado em um avião da Agência Espacial Europeia (ESA) que faz voos parabólicos e demonstrou ser capaz de se mover de forma ágil e precisa em condições de microgravidade. Os especialistas afirmam que seu potencial é enorme, pois ele pode ser utilizado para investigar corpos celestes que contenham recursos valiosos para exploração.