Robô da NASA encontra em Marte algo "que não deveria estar lá"

Cientistas da agência espacial dos EUA ficaram surpresos com a descoberta inédita no Planeta Vermelho
Por History Channel Brasil em 20 de Julho de 2024 às 13:09 HS
Robô da NASA encontra em Marte algo "que não deveria estar lá"-0

Cientistas ficaram surpresos ao encontrar algo nunca antes visto em Marte: cristais amarelos de enxofre. A descoberta foi feita depois que o robô Curiosity, da NASA, passou por cima de uma rocha que se quebrou e revelou o material.

Descoberta inesperada

Desde outubro de 2023, o Curiosity está explorando uma região de Marte rica em sulfatos, um tipo de sal que contém enxofre e se forma quando a água evapora. Até agora, as detecções eram de minerais à base de enxofre, ou seja, uma mistura de enxofre e outros materiais. No entanto, a rocha recentemente quebrada pelo robô é composta de enxofre elementar, ou puro. Ainda não está claro qual a relação, se houver, entre esse enxofre elementar e os outros minerais à base de enxofre na área.

Cristais amarelos de enxofre encontrados em Marte

Embora muitas pessoas associem o enxofre ao odor de ovos podres (devido ao gás sulfeto de hidrogênio), o enxofre elementar é inodoro. Ele se forma apenas em uma faixa estreita de condições que os cientistas não associavam à história dessa localização. E o Curiosity encontrou uma grande quantidade, equivalente a um campo inteiro de rochas brilhantes semelhantes à que o robô esmagou.

"Encontrar um campo de pedras feitas de enxofre puro é como encontrar um oásis no deserto", disse Ashwin Vasavada, cientista do projeto Curiosity no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA. "Isso não deveria estar lá, então agora temos que encontrar uma explicação. Descobrir coisas estranhas e inesperadas é o que torna a exploração planetária tão emocionante", completou.

O Curiosity pousou em Marte em 2012 para estudar se o planeta poderia ter suportado vida microbiana no passado antigo, quando lagos e águas subterrâneas existiam dentro da cratera Gale. Usando os dados que a sonda envia para a Terra, os cientistas tentam montar um quebra-cabeça formado por peças orgânicas. Essa pode ser uma das chaves para buscar vida marciana.

NASA