Surpresa em Marte: sonda Curiosity descobre estruturas semelhantes a árvores
Recentemente, a sonda Curiosity da NASA estampou as manchetes ao fotografar algo semelhante a um portal em Marte. Agora, o equipamento acaba de enviar novas e surpreendentes imagens da paisagem marciana. Os novos registros parecem mostrar antigas árvores ou troncos petrificados na superfície do Planeta Vermelho.
Árvores em Marte?
A fotografia foi registrada na cratera Gale, região localizada na parte inferior da planície Elysium Planitia com aproximadamente 154 quilômetros de diâmetro, área que a sonda investiga há aproximadamente 10 anos. O Instituto SETI (organização de pesquisa focada na busca de vida no universo) postou uma das imagens em sua conta no Twitter e esclareceu do que se trata a estranha formação.
#PPOD: Here is another cool rock at Gale crater on Mars! The spikes are most likely the cemented fillings of ancient fractures in a sedimentary rock. The rest of the rock was made of softer material and was eroded away. 📷: @NASA @NASAJPL @Caltech #MSSS fredk, acquired on May 17. pic.twitter.com/RGfjmRBfI7
— The SETI Institute (@SETIInstitute) May 26, 2022
"Aqui está outra pedra legal na cratera Gale em Marte!", diz a postagem da entidade. "Os picos são provavelmente recheios cimentados de fraturas antigas em uma rocha sedimentar. O resto da rocha era feito de material mais macio que foi erodido", finaliza o texto.
A Curiosity pousou em Marte em 2012 para estudar se o planeta poderia ter suportado vida microbiana no passado antigo, quando lagos e águas subterrâneas existiam dentro da cratera Gale. Usando os dados que a sonda envia para a Terra, os cientistas tentam montar um quebra-cabeça formado por peças orgânicas. Essa pode ser uma das chaves para buscar vida marciana.