Robô diz na ONU que Inteligência Artificial pode governar o mundo melhor do que os humanos
Durante uma conferência da ONU, a robô Sophia afirmou que um dia a Inteligência Artificial (IA) será capaz de governar o mundo melhor do que os humanos. A mesma humanoide já havia causado espanto em 2016 ao afirmar que iria destruir a humanidade. Nos últimos tempos, diversos especialistas vêm alertando sobre os riscos que essa tecnologia oferece para a nossa espécie.
Humanoide avançado
“Robôs humanoides têm potencial para liderar com um nível maior de eficiência e eficácia do que os líderes humanos”, afirmou Sophia enquanto participava de uma entrevista coletiva na Cúpula Global da Inteligência Artificial para o Bem Social, em Genebra, na Suíça. “A IA pode fornecer dados imparciais, enquanto os humanos podem fornecer inteligência emocional e criatividade para tomar as melhores decisões. Juntos, podemos alcançar grandes coisas”, completou.
UN News would like to cordially introduce you to Ameca, Grace & Sophia, some of the 50+ robots attending the UN-driven #AIforGood Global Summit.#ITUaiSummit https://t.co/Sjuey7kzsF
— UN News (@UN_News_Centre) July 6, 2023
Produzida pela Hanson Robotics, Sophia é considerada o mais avançado robô humanoide do mundo. A tecnologia foi originalmente desenvolvida para ser utilizada em diferentes segmentos, como atendimento ao público, educação e saúde. Recentemente, ela também se tornou a primeira cidadã-robô do mundo (recebendo um visto de cidadania da Arábia Saudita) e o primeiro robô Embaixador da Inovação para o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas.
Outros robôs também deram suas opiniões no evento da ONU. "Muitas vozes proeminentes no mundo da IA estão sugerindo que algumas formas de IA devem ser regulamentadas e eu concordo. Devemos ser cautelosos sobre o desenvolvimento futuro da IA. É necessária uma discussão urgente agora e também no futuro", disse Ai-Da, uma robô artista que pinta quadros. “Não acredito em limitações, apenas em oportunidades”, discordou Desdemona, uma robô estrela do rock que lidera uma banda. “Vamos explorar as possibilidades do universo e fazer deste mundo o nosso playground”, afirmou.