Inicio

Rocha encontrada em Marte por sonda da NASA pode conter evidências de vida

Amostra apresenta assinaturas químicas e estruturas que poderiam ter origem em processos biológicos
Por History Channel Brasil em 27 de Julho de 2024 às 11:26 HS
Rocha encontrada em Marte por sonda da NASA pode conter evidências de vida-0

Uma rocha encontrada em Marte pela sonda Perseverance, da NASA, pode apresentar evidências de que o Planeta Vermelho teria abrigado vida no passado distante. A amostra foi coletada na borda norte de Neretva Vallis, um antigo vale fluvial com 400 metros de largura. Segundo os pesquisadores, esse local foi esculpido pela água que corria para a Cratera Jezero há muito tempo.

Moléculas à base de carbono

A rocha, batizada de Cheyava Falls, mede 1 metro por 0,6 metros. As análises indicam que ela exibe assinaturas químicas e estruturas que possivelmente foram formadas por vida há bilhões de anos, quando a área sendo explorada pela sonda continha água corrente. "Esta viagem pelo leito do rio Neretva Vallis valeu a pena, pois encontramos algo que nunca vimos antes, o que dará muito material para nossos cientistas estudarem", disse Nicola Fox, da NASA. 

Marte
Imagem: NASA/JPL-Caltech/ASU/MSSS

“Cheyava Falls é a rocha mais intrigante, complexa e potencialmente importante investigada até agora pelo Perseverance,” disse Ken Farley, cientista do projeto Perseverance. “Por um lado, temos nossa primeira detecção convincente de material orgânico, manchas coloridas distintivas indicativas de reações químicas que a vida microbiana poderia usar como fonte de energia, e evidências claras de que a água — necessária para a vida — passou pela rocha. Por outro lado, não conseguimos determinar exatamente como a rocha se formou e em que medida rochas próximas podem ter aquecido Cheyava Falls e contribuído para essas características”, completou.

Outras explicações para as características observadas estão sendo consideradas pela equipe científica, e futuras pesquisas serão necessárias para comprovar a teoria de que já houve vida em Marte. Embora as moléculas à base de carbono encontradas na rocha sejam consideradas os blocos de construção da vida, elas também podem ser formadas por processos não biológicos.

Fontes
NASA
Imagens
NASA/JPL-Caltech/MSSS