Rússia lançará sua primeira missão à Lua após quase meio século
A agência espacial Roscosmos, da Rússia, anunciou que na próxima sexta-feira (11/08), o país lançará sua primeira missão à Lua desde 1976. Essa missão não tripulada, chamada de Luna-25, acontece em um momento em que as nações líderes na exploração espacial, como os Estados Unidos e a China, estão intensificando seus esforços para explorar satélite natural da Terra.
Polo sul da Lua
O módulo Luna-25, que pesa 800 kg, será lançado por um foguete Soyuz que foi montado na base espacial de Vostochni, localizada no extremo oriental da Rússia. A nave está programada para pousar nas proximidades do polo sul da Lua, uma região desafiadora com potencial para oferecer dados científicos valiosos.
De acordo com a Roscosmos, estima-se que a espaçonave leve entre quatro a cinco dias e meio para chegar na Lua. Entre os objetivos da missão, estão a coleta e a análise de amostras do solo lunar, bem como investigações científicas de longa duração. O módulo desempenhará um papel importante na exploração e compreensão da superfície lunar e suas características, o que pode ter importantes implicações para missões espaciais futuras.
Para o lançamento da missão, os habitantes de Shakhtinskyi, localizada na região de Khabarovsk, terão que ser evacuados da cidade. Essa medida é tomada porque a cidade está localizada na área onde se espera que os propulsores do foguete caiam após a separação.