NASA anuncia astronautas que irão à Lua na missão Artemis II
A NASA anunciou nesta segunda-feira (3 de abril) o nome dos astronautas que participarão da Artemis II, primeira missão tripulada enviada à Lua após mais de 50 anos. Se tudo der certo, eles deverão fazer uma viagem ao redor do satélite natural da Terra em 2024. Os humanos só devem voltar a pisar em solo lunar durante a missão Artemis III, prevista para acontecer em 2025.
Quatro astronautas
Quatro astronautas serão enviados nesta missão: Christina H Koch, Jeremy Hansen, Victor Glover e Reid Wiseman. A missão abrirá o caminho para a tripulação do Artemis III caminhar na Lua em 2025.
O anúncio da equipe chamou atenção por ser a primeira vez que a NASA leva a uma missão à lua uma mulher e um homem negro. Confira abaixo o currículo dos membros da tripulação:
Reid Wiseman
Comandante da missão, Wiseman é um aviador naval de 47 anos e piloto de testes. Ele foi selecionado pela primeira vez para ser um astronauta da NASA em 2009. Na agência espacial, ele serviu como chefe do escritório dos astronautas até novembro de 2022.
Christina H Koch
Koch, de 44 anos, é uma veterana que já fez seis caminhadas espaciais. Ela detém o recorde de voo espacial mais longo de uma mulher, com um total de 328 dias no espaço. A astronauta também é uma engenheira elétrica que ajudou a desenvolver instrumentos científicos para várias missões da NASA. Ela também passou um ano no Polo Sul, experiência que a ajudou a se preparar para a intensidade de uma missão lunar.
Victor Glover
Glover, é um aviador naval de 46 anos. Ele voltou à Terra de seu primeiro voo espacial em 2021, depois de pilotar o segundo voo tripulado da espaçonave Crew Dragon da SpaceX e passar quase seis meses a bordo da Estação Espacial Internacional. O veterano de quatro caminhadas espaciais obteve um mestrado em engenharia enquanto trabalhava como piloto de testes.
Jeremy Hansen
Hansen, de 47 anos, é do Canadá. Ele foi selecionado para ser astronauta da Agência Espacial Canadense há 14 anos, mas ainda não foi ao espaço. O piloto de caça se tornou recentemente o primeiro canadense a ser encarregado do treinamento de uma nova turma de astronautas da NASA.