"Semente da vida" da vida na Terra pode ter sido encontrada no asteroide Ryugu
Desde 2020, cientistas pesquisam amostras do asteroide Ryugu coletadas pela espaçonave japonesa Hayabusa2. Agora, os pesquisadores encontraram pistas sobre o possível papel desses objetos espaciais na chegada do material orgânico que resultou no surgimento de vida na Terra. Um estudo sobre as descobertas foi publicado na revista Science Advances.
Matéria orgânica do espaço
As amostras foram analisadas por uma equipe liderada por Megumi Matsumoto, pesquisadora da Universidade de Tohoku, no Japão. Durante o estudo, os cientistas descobriram evidências que apontam para o transporte de matéria orgânica do espaço para a região próxima à Terra. Os pesquisadores encontraram "respingos de derretimento" de 5 a 20 micrômetros de largura, criados quando a poeira de cometas atingiu a superfície do Ryugu.
Dentro desses respingos foram identificados pequenos materiais carbonáceos semelhantes à matéria orgânica primitiva. A análise também revelou pequenos materiais carbonáceos com abundantes nanoporos e inclusões de sulfeto de ferro nos respingos de fusão. Os materiais carbonáceos são texturalmente semelhantes à matéria orgânica primitiva da poeira cometária, embora careçam de nitrogênio e oxigênio.
"Propomos que os materiais carbonáceos se formaram a partir da matéria orgânica cometária através da evaporação de voláteis, como nitrogênio e oxigênio, durante o aquecimento induzido pelo impacto. Isso sugere que a matéria cometária foi transportada para a região próxima da Terra a partir do sistema solar externo" disse Matsumoto. "Esta matéria orgânica pode representar as pequenas sementes de vida que uma vez foram entregues do espaço à Terra", concluiu.