Sonda da Agência Espacial Europeia fotografa "aranhas" em Marte
A sonda Mars Express, da Agência Espacial Europeia (ESA), fotografou estranhas "aranhas" na superfície de Marte. Seria a prova de que existe vida fora da Terra? Na verdade, um comunicado da instituição esclarece que as imagens mostram outra coisa.
Formações escuras
Segundo os astrônomos, essas pequenas formações escuras se originam quando a luz do sol da primavera incide sobre camadas de dióxido de carbono depositadas no solo de Marte durante os meses de inverno. A luz solar faz com que o gelo de dióxido de carbono na parte inferior da camada se transforme em gás, que se acumula e rompe placas de gelo sobrepostas. O gás se liberta na primavera marciana, arrastando material escuro para a superfície conforme avança e quebrando camadas de gelo com até um metro de espessura.
Esse gás, carregado de poeira escura, é ejetado através de rachaduras no gelo na forma de fontes ou gêiseres, antes de cair de volta e se depositar na superfície. Isso cria manchas escuras com diâmetros entre 45m e 1 km. O mesmo processo cria padrões característicos em forma de "aranha" gravados sob o gelo.
Não é a primeira vez que figuras estranhas são avistadas em Marte. Anteriormente, pessoas afirmaram que identificaram sarcófagos, edifícios e um famoso rosto no Planeta Vermelho. Especialistas garantem que há uma explicação científica para essas figuras. O fenômeno de ver padrões familiares onde eles não existem é chamado pareidolia. É isso que acontece quando alguém enxerga formas de animais nas nuvens, ou identifica rostos enquanto olha para padrões abstratos.