Sonda da NASA fotografa "rosto de urso" na superfície de Marte
A sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), da NASA, registrou uma imagem curiosa enquanto sobrevoava Marte. Usando a câmera Hirise (sigla em inglês para "experimento de imagem de alta resolução"), o equipamento fotografou algo muito semelhante ao rosto de um urso de pelúcia na superfície do Planeta Vermelho. O que está realmente por trás da figura?
Formação geológica
De acordo com pesquisadores da Universidade do Arizona (que desenvolveu a câmera Hirise), trata-se de uma formação geológica. "Há uma colina com uma estrutura de colapso em forma de V (o nariz), duas crateras (os olhos) e um padrão de fratura circular (a cabeça)", diz o texto. "O padrão de fratura circular pode ser devido ao assentamento de um depósito sobre uma cratera de impacto enterrada. Talvez o nariz seja uma abertura vulcânica ou de lama e o depósito possa ser lava ou fluxos de lama", explicaram os especialistas.
Não é a primeira vez que figuras parecidas são apontadas em Marte. Anteriormente, pessoas afirmaram que identificaram sarcófagos, edifícios e um famoso rosto no Planeta Vermelho (acima). Mas, até onde se sabe, isso não quer dizer que exista uma civilização marciana governada por faraós.
Especialistas garantem que há uma explicação científica para essas figuras. O fenômeno de ver padrões familiares onde eles não existem é chamado pareidolia. É isso que acontece quando alguém enxerga formas de animais nas nuvens, ou identifica rostos enquanto olha para padrões abstratos.