Sonda da NASA bate recorde de objeto mais veloz já criado por humanos
A sonda solar Parker, da NASA, atingiu seu ponto mais próximo do Sol em 27 de setembro, chegando a uma distância de apenas 7,26 milhões de quilômetros da superfície solar, algo inédito. Segundo a agência espacial dos Estados Unidos, o equipamento também superou seu próprio recorde de velocidade durante a missão. O artefato atingiu impressionantes 635.266 km/h, consolidando-se como o objeto mais veloz já criado por humanos.
Explosão solar
De acordo com a NASA, o recorde anterior de velocidade era da própria Parker. Isso havia acontecido em novembro de 2021, quando o equipamento alcançou 586.863 km/h. A sonda foi lançada em 2018 para explorar os mistérios do Sol.
Alguns dias antes de bater o recorde de velocidade, a Parker passou por um de seus maiores testes de resistência. Foi quando a sonda atravessou uma violenta explosão solar e sobreviveu. A experiência foi toda registrada por uma câmera a bordo do equipamento.
Espera-se que a sonda Parker alcance uma distância de 6,2 milhões de quilômetros da superfície solar em dezembro de 2024, viajando a velocidades superiores a 692 mil km/h. Naquela região, o equipamento terá que suportar temperaturas de cerca de 1.400°C.