Sonda da NASA encontra compostos orgânicos intrigantes em Marte

Um dos principais objetivos da sonda Perseverance, da NASA, é encontrar sinais de vida microbiana antiga em Marte. Agora, o equipamento acaba de encontrar novas pistas que podem ajudar nessa missão. Isso porque o dispositivo identificou moléculas orgânicas em amostras de solo marciano.
Vida em Marte?
A Perseverance coletou amostras de uma formação rochosa conhecida como Wildcat Ridge, em um local de Marte chamado de Cratera Jezero. Essa região é considerada pelos cientistas como um dos melhores locais em potencial para encontrar sinais de vida microbiana antiga no Planeta Vermelho. A sonda está atualmente investigando as rochas sedimentares formadas na época em que havia água naquele ambiente.

Segundo Ken Farley, cientista do projeto Perseverance, em uma das amostras foram encontrados "compostos orgânicos intrigantes”. As moléculas orgânicas consistem em uma ampla variedade de compostos feitos principalmente de carbono, e geralmente incluem átomos de hidrogênio e oxigênio. A presença dessas moléculas é considerada uma potencial bioassinatura (substância ou estrutura que pode ser evidência de vida passada).
“O fato de a matéria orgânica ter sido encontrada em tal rocha sedimentar – conhecida por preservar fósseis de vida antiga aqui na Terra – é importante", disse Farley. "No entanto, por mais capazes que sejam nossos instrumentos a bordo do Perseverance, mais conclusões sobre o que está contido na amostra de Wildcat Ridge terão que esperar até que ela retorne à Terra para um estudo aprofundado”, completou.