Telescópio Hubble registra imagem de objeto misterioso que desafia classificações
O telescópio espacial Hubble captou a imagem de um misterioso objeto celestial que desafia classificações. Batizado de Z 229-15, ele fica situado a cerca de 390 milhões de anos-luz da Terra, na constelação de Lyra. À primeira vista, a formação parece uma galáxia em espiral, mas, na verdade, é muito mais que isso.
Tudo ao mesmo tempo
De acordo com uma postagem da Agência Espacial Europeia (ESA), o Z 229-15 costuma ser definido como várias coisas diferentes: às vezes como um núcleo galáctico ativo (ou AGN); às vezes como um quasar; e às vezes como uma galáxia. Mas qual é a resposta correta? Segundo os pesquisadores, todas elas estão certas.
Em primeiro lugar, o Z 229-15 é de fato uma galáxia. Em segundo lugar, é um núcleo galáctico ativo (AGN), uma região no centro de uma galáxia que é excepcionalmente brilhante devido a um buraco negro supermassivo em seu núcleo. Por último, o Z 229-15 também é um quasar, que é um subtipo específico de AGN. Os critérios para um AGN ser classificado como um quasar incluem brilho extremo e uma grande distância da Terra, o que é o caso.
Então, o Z 229-15 é uma galáxia que contém um quasar e que hospeda um AGN. Segundo a ESA, o objeto é "todas essas coisas, no mesmo lugar, ao mesmo tempo". "A classificação em astronomia pode ser um desafio!", conclui a postagem da agência.