A Terra irá ganhar uma nova "mini-lua" em breve

Um asteroide batizado de 2024 PT5 será capturado pela gravidade terrestre e orbitará nosso planeta durante dois meses
Por History Channel Brasil em 16 de Setembro de 2024 às 16:12 HS
A Terra irá ganhar uma nova "mini-lua" em breve-0

A Terra deve ganhar uma nova "mini-lua" em breve, de acordo com um novo estudo. Trata-se de um pequeno asteroide que será capturado pela gravidade terrestre no fim de setembro. Batizado de 2024 PT5, ele deve orbitar o nosso planeta por um período de apenas dois meses.

O asteroide foi identificado em 7 de agosto e tem cerca de 10 metros de diâmetro. Dois astrônomos da Universidade Complutense de Madri, Carlos e Raúl de la Fuente Marcos, analisaram a trajetória do corpo celeste e concluíram que ele será capturado pela gravidade da Terra entre 29 de setembro e 25 de novembro deste ano. Um estudo sobre a descoberta foi publicado na revista Research Notes of the American Astronomical Society.

Apesar do interesse científico, o 2024 PT5 não será visível para observadores comuns, devido à sua baixa magnitude. O fenômeno das mini-luas já ocorreu antes e deve se repetir. O 2024 PT5, que faz parte da classe de asteroides Apollo, segue uma trajetória parecida com a do 2022 NX1, outro asteroide capturado temporariamente.

Segundo os pesquisadores, o 2024 PT5 voltará à órbita terrestre em janeiro de 2025 e novamente em 2055. Embora existam milhares de objetos espaciais próximos à Terra sendo monitorados pela NASA, a chance de um grande asteroide colidir com o planeta nos próximos 100 anos é considerada mínima.

Live Science e IFLScience