Top 5: As notícias mais lidas de 2024
Com o fim de 2024, chegou a hora de relembrar as histórias mais lidas do ano. Confira os maiores destaques entre o público do HISTORY nos últimos 12 meses:
Cientistas alertam que o vórtice polar está girando para trás
O vórtice polar é um fenômeno meteorológico bem conhecido que tem uma grande influência no clima no Hemisfério Norte. Trata-se de uma massa giratória de ar frio que circula na região do Ártico. Em abril, pesquisadores observaram que essa corrente inverteu seu curso e estava girando "para trás".
Quatro montanhas gigantescas são encontradas no fundo do mar
Durante uma viagem exploratória de navio entre Golfito, na Costa Rica, e Valparaíso, no Chile, cientistas do Instituto Oceanográfico Schmidt descobriram quatro montanhas gigantescas no fundo do mar. Os tamanhos dos montes submarinos variam entre 1.591 metros e 2.681 metros. A descoberta foi feita durante uma pesquisa sobre anomalias gravitacionais na região.
Descobertos corpos orgânicos gigantes que se movem nos lagos de Titã, lua de Saturno
Em 2014, a sonda Cassini observou formas brilhantes acima dos lagos de Titã, uma das luas de Saturno. Esses pontos efêmeros, que duram entre algumas horas e várias semanas, foram chamados de "ilhas mágicas" devido ao seu surgimento repentino e misterioso. Agora, pesquisadores podem ter desvendado sua origem. Segundo um novo estudo, essas formações são provavelmente pedaços flutuantes de sólidos orgânicos congelados e porosos.
Esqueleto de guerreiro de 1.300 anos com armadura e espada é achado na Hungria
O túmulo de um guerreiro que viveu há 1.300 anos foi encontrado por arqueólogos perto da vila de Ebes, na Hungria. Dentro da sepultura, além do esqueleto do homem, havia uma armadura completa e armas, incluindo uma espada. Os restos mortais de um cavalo também estavam enterrados no local.
Construção mais antiga que as pirâmides do Egito é descoberta no Peru
Antropólogos encontraram uma praça circular megalítica no sítio arqueológico de Callacpuma, na região de Cajamarca, no Peru. Segundo os pesquisadores, a construção é ainda mais antiga do que as pirâmides do Egito. A datação por radiocarbono indica que a estrutura inicial da praça megalítica remonta a cerca de 4750 anos atrás.