Victor Hespanha se torna o segundo brasileiro a ir ao espaço
O engenheiro de produção Victor Hespanha se tornou o segundo brasileiro a ir ao espaço. Aos 28 anos, ele participou da missão NS-21 da Blue Origin, empresa do bilionário Jeff Bezos, que decolou neste sábado (04/06). Antes do turista espacial, a primeira pessoa do Brasil a sair da Terra foi o astronauta Marcos Pontes.
Missão NS-21
A viagem de Victor na missão NS-21 foi patrocinada por uma empresa de criptomoedas. O brasileiro foi sorteado entre os clientes da companhia que investiram em NFT (sigla em inglês para "tokens não-fungíveis"), espécie de certificado digital, via blockchain, que comprova a originalidade e exclusividade de bens digitais. “Nunca imaginei que seria sorteado”, disse.
O voo ao espaço da missão NS-21 durou cerca de 10 minutos. O foguete alcançou uma altitude máxima de aproximadamente 100 km e depois voltou à Terra. A viagem deveria ter acontecido no dia 20 de maio, mas teve que ser adiada devido a problemas técnicos.
Além de Victor, outras cinco pessoas participaram da missão NS-21. Entre elas está a YouTuber Katya Echazarreta, primeira mulher do México a ir ao espaço. Os outros passageiros são o engenheiro e investidor Evan Dick (que fará a viagem pela segunda vez), o empresário da aviação Hamish Harding, o empresário do ramo imobiliário Jaison Robinson e o investidor Victor Vescovo.