Inicio

Vídeo incrível registra o impacto de um meteorito contra a Lua e a enorme cratera que ele deixou 

Imagens podem ajudar a entender melhor a frequência com que esses objetos colidem com a superfície lunar
Por History Channel Brasil em 16 de Março de 2023 às 15:50 HS
Vídeo incrível registra o impacto de um meteorito contra a Lua e a enorme cratera que ele deixou -0

O astrônomo Daichi Fujii, curador do museu da cidade de Hiratsuka, no Japão, conseguiu captar em vídeo a impressionante colisão de um meteorito com a Lua. As imagens foram registradas por meio de uma série de câmeras instaladas em sua casa para estudar o satélite da Terra.

Poderoso flash

A colisão gerou um poderoso flash que durou mais de um segundo, depois que o meteorito caiu nas proximidades da cratera Ideler L, criando uma nova cratera.  Segundo Fujii, a nova cratera pode exceder 10 metros de diâmetro e que "provavelmente a câmera teleobjetiva LRO do Lunar Reconnaissance Orbiter da NASA poderá detectar os vestígios da queda".

Os impactos de meteoritos na Lua podem ser vistos da Terra se forem grandes o suficiente e ocorrerem em uma área durante a noite lunar voltada para a o nosso planeta. Enquanto os meteoros colidem com a Terra todos os dias, a grande maioria deles queima completamente em contato com a atmosfera.  Já a Lua tem uma exosfera frágil, por isso é muito comum que meteoritos, como o registrado no vídeo, gerem crateras de vários tamanhos ao atingirem a superfície lunar.

Os dados registrados pelo vídeo de Fujii podem ajudar os cientistas a aprofundar o entendimento sobre a frequência com que esses impactos ocorrem na superfície lunar. Esse tipo de informação pode ser essencial para conhecer melhor as condições que os astronautas enfrentarão em futuras missões na Lua.

Fontes
Space.com e IFLscience
Imagens
iStock