Vídeo incrível registra o impacto de um meteorito contra a Lua e a enorme cratera que ele deixou
O astrônomo Daichi Fujii, curador do museu da cidade de Hiratsuka, no Japão, conseguiu captar em vídeo a impressionante colisão de um meteorito com a Lua. As imagens foram registradas por meio de uma série de câmeras instaladas em sua casa para estudar o satélite da Terra.
Poderoso flash
A colisão gerou um poderoso flash que durou mais de um segundo, depois que o meteorito caiu nas proximidades da cratera Ideler L, criando uma nova cratera. Segundo Fujii, a nova cratera pode exceder 10 metros de diâmetro e que "provavelmente a câmera teleobjetiva LRO do Lunar Reconnaissance Orbiter da NASA poderá detectar os vestígios da queda".
2023年2月23日20時14分30.8秒の月面衝突閃光を、別の望遠鏡で捉えた様子です(実際の速度で再生)。このとき月の高度はわずか7度で、ぎりぎりまで粘ってよかったです。観測時のTLEで月面を通過する人工衛星はなく、光り方からも月面衝突閃光の可能性が高いです。 pic.twitter.com/GqG8CkYeRr
— 藤井大地 (@dfuji1) February 24, 2023
Os impactos de meteoritos na Lua podem ser vistos da Terra se forem grandes o suficiente e ocorrerem em uma área durante a noite lunar voltada para a o nosso planeta. Enquanto os meteoros colidem com a Terra todos os dias, a grande maioria deles queima completamente em contato com a atmosfera. Já a Lua tem uma exosfera frágil, por isso é muito comum que meteoritos, como o registrado no vídeo, gerem crateras de vários tamanhos ao atingirem a superfície lunar.
Os dados registrados pelo vídeo de Fujii podem ajudar os cientistas a aprofundar o entendimento sobre a frequência com que esses impactos ocorrem na superfície lunar. Esse tipo de informação pode ser essencial para conhecer melhor as condições que os astronautas enfrentarão em futuras missões na Lua.