Vídeo mostra tornado solar do tamanho de 14 planetas Terra
Um observatório da NASA fez imagens do que talvez tenha sido o maior tornado solar já registrado. A coluna de plasma atingiu uma altura aproximada de 120 mil quilômetros, o que equivale a 14 planetas Terra empilhados. O fenômeno durou três dias durante a semana passada.
Imagens incríveis
O astrofotógrafo Apollo Lasky usou as imagens da NASA para fazer um vídeo. "Nunca vi nada parecido em todos os meus anos observando o Sol", disse ele. "Nunca para, é incrível", completou.
Solar tornado near the sun's North Pole. This thing was twisting and growing for 3 days.
— Girl In Space (@ExploreCosmos_) March 20, 2023
Unlike tornadoes on Earth, tornadoes on the sun are controlled by magnetism. Solar magnetic fields twist in a furious spiral, dragging clouds of plasma around with them.
© Apollo Lasky / SDO pic.twitter.com/LYdUUtbLEf
O fenômeno também foi registrado por outros astrônomos amadores, como o astrofotógrafo Andrew McCarthy. "Esta coluna rodopiante de plasma de 14 Terras de altura estava lançando gotas de material incandescente do tamanho de uma Lua no Sol. Não consigo imaginar um lugar mais infernal", postou ele no Twitter.
I spent 3 hours yesterday with my solar telescope pointed at a tall tornado-y looking thing on the sun. This 14-Earths-tall swirling column of plasma was raining moon-sized gobs of incandescent material on the sun. I can't imagine a more hellish place. pic.twitter.com/dewzNEAEJA
— Andrew McCarthy (@AJamesMcCarthy) March 18, 2023
Os tornados solares ocorrem devido a estruturas magnéticas em forma de espiral que surgem do Sol e estão enraizadas em ambas as extremidades de sua superfície. Quando uma coluna de plasma, conhecida como proeminência, dispara dentro dessa estrutura, ela é guiada ao longo de seu campo magnético helicoidal, fazendo com que o plasma gire e forme um redemoinho. Segundo os pesquisadores, o fenômeno registrado na semana passada não afetou nosso planeta.