Inicio

5 fatos curiosos sobre o megalodonte, o terror dos mares

Animal foi o predador aquático mais temido que já existiu, mas ainda há fatos sobre esta besta marinha que você não conhece
Por History Channel Brasil em 10 de Abril de 2024 às 16:05 HS
5 fatos curiosos sobre o megalodonte, o terror dos mares-0

Todas as pessoas interessadas em animais pré-históricos conhecem o famoso megalodonte, o maior tubarão que já existiu. Mas ainda há coisas sobre este extraordinário animal que nem todos sabem. Confira abaixo cinco curiosidades sobre esse extinto predador dos mares:

Status de lenda

Na antiguidade, os dentes do megalodonte eram objetos lendários. Os romanos acreditavam que os dentes eram línguas humanas petrificadas e, na Idade Média, pensava-se que eram vestígios de dragões.

Dentes de megalodonte

Mais poderoso do que um T-Rex

Estima-se que a força da mordida de um megalodonte de 20 metros alcançava os 182.201 newtons, cinco vezes maior do que a de um Tiranossauro Rex.

Aparência

Tubarão

Embora por muito tempo pensou-se que o megadolodonte fosse parecido com um tubarão-branco gigante, novos estudos apontam que ele erem bem diferente. Hoje em dia, acredita-se que sua aparência se aproximava mais com a de um tubarão-mako.

Assassino implacável

Com base em lesões encontradas em fósseis de baleias, sabe-se que o megalodonte tentava matar com a primeira mordida, quebrando a caixa torácica de suas presas.  A combinação de seu tamanho, velocidade, força de mordida e estratégia de caça fizeram dele o principal predador de sua época e um dos mais eficazes de todos os tempos.

Extinção

Acredita-se que o megalodonte desapareceu devido ao resfriamento dos mares e à separação do oceano Pacífico do Atlântico, o que levou à extinção da maioria dos cetáceos, sua principal fonte de alimento.

Fontes
La Vanguardia
Imagens
istock