5 fatos curiosos sobre o megalodonte, o terror dos mares
Todas as pessoas interessadas em animais pré-históricos conhecem o famoso megalodonte, o maior tubarão que já existiu. Mas ainda há coisas sobre este extraordinário animal que nem todos sabem. Confira abaixo cinco curiosidades sobre esse extinto predador dos mares:
Status de lenda
Na antiguidade, os dentes do megalodonte eram objetos lendários. Os romanos acreditavam que os dentes eram línguas humanas petrificadas e, na Idade Média, pensava-se que eram vestígios de dragões.
Mais poderoso do que um T-Rex
Estima-se que a força da mordida de um megalodonte de 20 metros alcançava os 182.201 newtons, cinco vezes maior do que a de um Tiranossauro Rex.
Aparência
Embora por muito tempo pensou-se que o megadolodonte fosse parecido com um tubarão-branco gigante, novos estudos apontam que ele erem bem diferente. Hoje em dia, acredita-se que sua aparência se aproximava mais com a de um tubarão-mako.
Assassino implacável
Com base em lesões encontradas em fósseis de baleias, sabe-se que o megalodonte tentava matar com a primeira mordida, quebrando a caixa torácica de suas presas. A combinação de seu tamanho, velocidade, força de mordida e estratégia de caça fizeram dele o principal predador de sua época e um dos mais eficazes de todos os tempos.
Extinção
Acredita-se que o megalodonte desapareceu devido ao resfriamento dos mares e à separação do oceano Pacífico do Atlântico, o que levou à extinção da maioria dos cetáceos, sua principal fonte de alimento.