Acampamento militar romano de 2 mil anos é encontrado nos Alpes suíços
Arqueólogos encontraram vestígios de um acampamento militar romano até então desconhecido nos Alpes da Suíça. Localizado a cerca de 2.200 metros de altitude, o sítio foi encontrado em uma área elevada e estratégica em Colm la Runga, de onde era possível controlar vales e passagens próximas. Pesquisas indicam que a estrutura remonta ao século I a.C.
Tecnologia LIDAR
Para fazer a descoberta, os pesquisadores usaram uma tecnologia de radares conhecida como LIDAR, que possibilita o trabalho de mapeamento a partir do uso de laser aerotransportado. Essa técnica tem revolucionado a arqueologia mundial, revelando estruturas antes ocultas em diversas partes do mundo, inclusive na Amazônia. No caso de Colm la Runga, as análises preliminares identificaram trincheiras e fortificações que comprovam a existência do acampamento romano.
Durante o período romano, o acampamento era protegido por três valas e um muro defensivo. Entre os artefatos encontrados até agora estão armas e equipamentos pertencentes a soldados, incluindo estilingues e pregos de sapato. As pontas do estilingue encontradas trazem a marca da Terceira Legião Romana.
A descoberta também revela que as forças romanas precisavam atravessar passagens montanhosas para acessar o local há mais de dois mil anos. Em breve, pesquisadores voltarão ao local para pesquisar o sistema de valas e as estruturas dentro do acampamento.