Tesouro da Roma Antiga que foi escondido de piratas é encontrado na Itália
Durante escavações na Itália, arqueólogos encontraram um conjunto de 27 moedas de prata. As peças, datadas entre 94 e 74 a.C., pertencem ao período da República Romana. Os pesquisadores acreditam que o tesouro possa ter sido escondido durante ataques de piratas (na época, Pompeu liderava uma campanha contra frotas de corsários no Mediterrâneo, a mando do Senado Romano).
Local bem preservado
A descoberta foi feita na Acrópole de Santa Teresa e San Marco, em Pantelleria. Segundo Thomas Schäfer, líder da escavação e arqueólogo da Universidade de Tübingen, na Alemanha, algumas das moedas apareceram após a movimentação da terra pelas chuvas, enquanto outras foram encontradas sob um grande bloco de pedra. O achado ocorreu no mesmo local onde, em 2010, haviam sido encontrados 107 denários romanos, ampliando as descobertas anteriores na região.
Segundo os pesquisadores, análises indicam que as moedas foram cunhadas em Roma. Todas as peças já foram catalogadas e limpas. "Essa descoberta, além do valor intrínseco dos artefatos, oferece informações valiosas para reconstruir acontecimentos, contatos comerciais e relações políticas que moldaram o Mediterrâneo na era Republicana", disse Francesco Paolo Scarpinato, assessor de Bens Culturais e Identidade Siciliana.
Schäfer destacou a importância do sítio arqueológico de San Marco, onde já escava há 25 anos. Ele explicou que o local é um dos mais bem preservados da Itália, abrigando estruturas como o "Comício", um espaço utilizado para reuniões de decuriões (funcionários que eram responsáveis por administrar e governar divisões administrativas em nome do governo central), dos quais restam apenas cinco em todo o país.