Arrepiante: conheça o som do instrumento musical mais antigo do mundo
O Museu Nacional da Eslovênia conserva o instrumento musical mais antigo do mundo, uma pequena flauta feita por um neandertal há cerca de 50 mil anos. Esculpido em um osso de urso das cavernas, o artefato foi encontrado em uma caverna eslovena em 1995. Uma réplica foi produzida por pesquisadores, produzindo um som é muito agudo e classificado por eles como "extremamente arrepiante".
De acordo com o museu, a flauta Divje Babe (assim chamada devido ao local onde foi encontrada) possui dois furos bem preservados e três danificados. Ela é a mais antiga das flautas paleolíticas conhecidas até o momento. “Essa descoberta representa uma evidência fundamental de que os neandertais eram, como nós, seres espirituais totalmente desenvolvidos, capazes de criar obras artísticas sublimes, como a música”, disseram os pesquisadores responsáveis pelo sítio arqueológico Divje Babe.
Segundo os especialistas, o instrumento é pelo menos 10 mil anos mais velho e significativamente mais eficiente do que todas as outras flautas paleolíticas conhecidas na Europa, feitas de ossos de pássaros pelos primeiros humanos anatomicamente modernos. Após a reconstrução do artefato, os cientistas observaram que as notas produzidas coincidiam com elementos de uma escala diatônica, que é utilizada atualmente.
“A forma natural do fêmur esquerdo escolhido, seu tamanho e redesenho artificial são ergonomicamente sólidos e adaptados para um músico destro. Portanto, não pode ser aleatório”, afirmaram os pesquisadores.