Menino encontra bracelete de ouro do Império Romano na Inglaterra
Um raro bracelete de ouro do Império Romano foi encontrado por acaso por um menino de 12 anos em Pagham, na Inglaterra. Rowan Brannan fez a descoberta enquanto ele e sua mãe, Amanda, passeavam com o cachorro da família em um campo. Após levar o artefato a um oficial local responsável pela identificação de achados, foi confirmada a origem da peça, provavelmente datada do primeiro século d.C.
Condecoração por bravura
Esse tipo de artefato, diferentemente da maioria das joias do período romano, provavelmente pertencia a um homem, possivelmente um tipo de bracelete militar, concedido como uma espécie de condecoração por bravura. Descrito como uma peça excepcional para seu tipo, o acessório é relativamente raro na Grã-Bretanha Romana, especialmente por ser feito de ouro. O bracelete será exibido no Museu Novium.
"Adquirir este bracelete para a coleção do Museu Novium oferecerá aos nossos visitantes percepções adicionais sobre práticas antigas. Em particular, ajudará a lançar luz sobre as atitudes militares, incluindo como os soldados romanos eram recompensados por sua bravura, galanteria e serviço, especialmente em relação à invasão romana da Grã-Bretanha em 43 d.C.", disse Adrian Moss, líder do Conselho do Distrito de Chichester.
O Império Romano ocupou uma parte da Grã-Bretanha entre 43 d.C. e 410 d.C. Conhecida como Britânia, a província foi conquistada durante o período do imperador Cláudio. Os invasores romanos fundaram Londres, ou Londinium, por volta de 47 d.C