Inicio

Menino encontra bracelete de ouro do Império Romano na Inglaterra

Garoto fez a descoberta do raro artefato de dois mil anos enquanto levava seu cachorro para passear
Por History Channel Brasil em 23 de Agosto de 2024 às 13:05 HS
Menino encontra bracelete de ouro do Império Romano na Inglaterra-0

Um raro bracelete de ouro do Império Romano foi encontrado por acaso por um menino de 12 anos em Pagham, na Inglaterra. Rowan Brannan fez a descoberta enquanto ele e sua mãe, Amanda, passeavam com o cachorro da família em um campo. Após levar o artefato a um oficial local responsável pela identificação de achados, foi confirmada a origem da peça, provavelmente datada do primeiro século d.C.

Condecoração por bravura

Esse tipo de artefato, diferentemente da maioria das joias do período romano, provavelmente pertencia a um homem, possivelmente um tipo de bracelete militar, concedido como uma espécie de condecoração por bravura. Descrito como uma peça excepcional para seu tipo, o acessório é relativamente raro na Grã-Bretanha Romana, especialmente por ser feito de ouro. O bracelete será exibido no Museu Novium.

"Adquirir este bracelete para a coleção do Museu Novium  oferecerá aos nossos visitantes percepções adicionais sobre práticas antigas. Em particular, ajudará a lançar luz sobre as atitudes militares, incluindo como os soldados romanos eram recompensados por sua bravura, galanteria e serviço, especialmente em relação à invasão romana da Grã-Bretanha em 43 d.C.", disse Adrian Moss, líder do Conselho do Distrito de Chichester.

O Império Romano ocupou uma parte da Grã-Bretanha entre 43 d.C. e 410 d.C. Conhecida como Britânia, a província foi conquistada durante o período do imperador Cláudio. Os invasores romanos fundaram Londres, ou Londinium, por volta de 47 d.C

Fontes
Distrito de Chichester
Imagens
The British Museum's Portable Antiquities Scheme (CC BY 2.0)/Divulgação - https://creativecommons.org/licenses/by/2.0/