Inicio

Cidade esquecida do Império Romano é encontrada após 1.500 anos

Após 13 anos de escavação, pesquisadores descobriram as ruínas de Interamna Lirenas, incluindo um porto e um grande teatro coberto
Por History Channel Brasil em 24 de Dezembro de 2023 às 13:12 HS
Cidade esquecida do Império Romano é encontrada após 1.500 anos-0

Na década de 1980, quando arqueólogos encontraram as ruínas de Interamna Lirenas, na Itália, eles pensaram que tratava-se de um assentamento pequeno e sem importância do Império Romano. Em 2010, quando pesquisadores voltaram para novas escavações, essa impressão começou a mudar. Agora, depois de treze anos de trabalho, os especialistas podem afirmar com certeza que o local abrigava uma cidade grande e vibrante que durou por muito tempo, mas ficou esquecida por 1.500 anos.

Grande teatro

As escavações foram lideradas por Alessandro Launaro, pesquisador da Universidade de Cambridge, na Inglaterra. “Em 2010, o professor Martin Millett e eu começamos a trabalhar em um local tão pouco promissor que ninguém jamais havia tentado escavá-lo. Isso é muito raro na Itália”, afirmou. “Não havia nada na superfície, nenhuma evidência visível de edifícios, apenas pedaços de cerâmica quebrada. Mas o que descobrimos não foi um local isolado, longe disso. Encontramos uma cidade próspera que se adaptou a todos os desafios que lhe foram apresentados durante 900 anos”, disse ele.

Vista aérea de Interamna Lirenas
Vista aérea de Interamna Lirenas (Imagem: Alessandro Launaro/Universidade de Cambridge, via Phys.org)

Como o local era composto principalmente por campos abertos, os arqueólogos conseguiram realizar um levantamento magnético e por radar de penetração no solo (GPR) em uma área de 24 hectares. Essas análises revelaram a presença de estruturas como um grande armazém (40m x 12m), um templo e um complexo balnear. Os pesquisadores acreditam que todas essas edificações faziam parte porto fluvial entre o final do século I a.C. e o século IV d.C.

Ao longo do lado noroeste da cidade, os arqueólogos descobriram os restos de um grande teatro coberto com capacidade para abrigar cerca de 1.500 pessoas e também as ruínas de uma basílica. “O fato de esta cidade ter construído um teatro coberto, um edifício tão requintado, não se encaixa em uma cidadezinha em declínio. Este teatro era um importante símbolo de status. Mostrava a riqueza, o poder e a ambição da cidade”, concluiu Launaro.

Fontes
Universidade de Cambridge
Imagens
Alessandro Launaro/Universidade de Cambridge, via Phys.org