Explosão em usina nuclear atacada na Ucrânia "poderia causar tragédia pior que Chernobyl"
A situação na Ucrânia se agravou após a invasão das forças russas à usina nuclear de Zaporizhzhia, a maior da Europa. O ataque provocou um incêndio, causando preocupação a respeito da possibilidade de o local se tornar palco de um acidente terrível. Segundo Dimitri Kuleba, ministro ucraniano das Relações Exteriores, uma explosão na unidade poderia causar uma tragédia dez vezes pior da que aconteceu em Chernobyl, em 1986.
"Fim da Europa"
Depois que as chamas na usina foram contidas por bombeiros ucranianos, o local foi tomado pelos russos. A princípio, não houve registro de aumento de radiação na área. Mesmo assim, a questão da segurança nuclear durante o conflito tem deixado o mundo em alerta.
Fierce fighting in Ukraine at Zaporizhzhia, Europe’s largest nuclear power plant, started a fire that was later extinguished, Ukrainian officials said, and there was no immediate sign that radiation had leaked. Russian troops have seized the complex. https://t.co/QW8A8it8CU pic.twitter.com/wxGSyW4VaI
— The New York Times (@nytimes) March 4, 2022
Em um discurso expressando sua preocupação com o ataque à usina nuclear, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse que caso uma explosão ocorresse na instalação, isso representaria "o fim para todos. O fim para a Europa. A evacuação da Europa". Além disso, Zelensky acusou a Rússia de estar praticando "terrorismo nuclear".
Segundo a Inspetoria Estadual de Regulamentação Nuclear da Ucrânia, os seis reatores da usina permanecem intactos após o ataque, embora os edifícios auxiliares do compartimento da unidade do reator 1 tenham sido danificados. “Os sistemas e componentes importantes para a segurança da central nuclear estão operacionais”, disse o comunicado. Com a Unidade 1 fora de serviço, quatro das seis unidades estão sendo resfriadas enquanto uma unidade permanece fornecendo energia.