Inicio

Homenagem à Gavrilo Princip, o autor do assassinato que deu início à Grande Guerra divide opiniões

Por History Channel Brasil em 23 de Julho de 2014 às 01:21 HS
Homenagem à Gavrilo Princip, o autor do assassinato que deu início à Grande Guerra divide opiniões-0

Enquanto em países ao redor do mundo o início da Primeira Guerra Mundial é comemorado com pesar, por conta das inúmeras vítimas, na Bósnia-Herzegovina é comemorada a figura de Gavrilo Princip. Ele foi o autor do assassinato do arquiduque Franz Ferdinand de Habsburgo, ataque que provocou a maior guerra da história até então. O local de nascimento do assassino foi reconstruído e inaugurado no centenário do ataque. Essa casa de madeira na aldeia de Obljaj, no oeste da Bósnia-Herzegovina, havia sido queimada por militares croatas em 1995.

Agora, foi reconstruída por vizinhos, e tem móveis de área tipicamente rural, além de roupas e outros artefatos doados pelos herdeiros da família Princip. Nas imediações da casa, o presidente do Parlamento da entidade sérvia da Bósnia, Igor Radojicic, inaugurou um busto em memória de Princip, cuja figura ainda divide os políticos e os cidadãos: enquanto que para os muçulmanos e croatas ele é um terrorista, para os sérvios é um símbolo da luta contra a ocupação austro-húngara. Por isso, houve duas celebrações simultâneas, mas opostas: uma em Sarajevo, com a presença de convidados internacionais, e outra em Visegrad, na entidade sérvia da Bósnia, com autoridades sérvias e sérvio-bósnias. Uma das principais figuras que celebrou o busto ao nacionalista libertário eslavo foi o reconhecido cineasta Emir Kusturica.

No Museu do Atentado, o lugar mais visitado nos dias de hoje em Sarajevo, pode-se ver as pegadas de Princip no asfalto, mostrando o lugar de onde ele atirou contra o arquiduque e sua esposa, além das calças e a bolsa do assassino, o documento original de acusações contra ele e cópias de jornais relatando o ataque.

Fonte e imagens: El Ideal Gallego, CNN, Balkaneu e Vukajlija