Inicio

Monólito misterioso é encontrado em ruínas de templo da Idade do Bronze

O artefato de 4 mil anos mede cerca de 2,30 m de altura, é totalmente polido e traz uma gravura de cúpulas em seu centro
Por History Channel Brasil em 11 de Julho de 2024 às 13:05 HS
Monólito misterioso é encontrado em ruínas de templo da Idade do Bronze-0

Um templo de aproximadamente quatro mil anos foi encontrado durante escavações anos na ilha mediterrânea de Chipre. Os restos do espaço sagrado foram descobertos no sítio arqueológico de Erimi. Segundo os pesquisadores, um monólito misterioso foi identificado entre as ruínas.  

Complexo comunitário

Esse assentamento pré-histórico está localizado no centro-sul de Chipre, em um terraço de calcário a mais de 90 metros acima do nível do mar.  Durante a Idade do Bronze Médio (aproximadamente 2000-1600 a.C.), uma comunidade de artesãos se estabeleceu na colina de Erimi e construiu um espaço comunitário. As ruínas do templo foram encontradas justamente no interior desse complexo.

No local, a equipe liderada por Luca Bombardieri, da Universidade de Siena, Itália, descobriu os restos de uma sala contendo um monólito com cerca de 2,30 m de altura, totalmente polido e com uma gravura de cúpulas em seu centro. "O monólito, que originalmente ficava no centro da sala, desabou no chão e destruiu uma grande ânfora colocada aos seus pés, em frente a um pequeno fogareiro circular", afirmou o pesquisador.

De acordo com Bombardieri, a sala apresenta peculiaridades que indicam que era usada como um pequeno espaço sagrado, o mais antigo do gênero conhecido na ilha. O pesquisador disse ainda que o local apresentava uma função social interessante, pois estava situado dentro do complexo comunitário dos artesãos. "Desta forma, a atividade que sustentava economicamente a comunidade, também envolvia ideologicamente e simbolicamente seus membros”, afirmou.

Fontes
Newsweek e Universidade de Siena
Imagens
Ilustração do monólito no templo divulgada pela Universidade de Siena