Peças de tesouro da Idade do Bronze foram criadas com metal extraterrestre
Em 1963, um arqueólogo encontrou 59 artefatos da Idade do Bronze durante escavações em Vilhena, na Espanha. Entre os objetos descobertos, estão pulseiras, joias e tigelas feitas de materiais como ouro, prata, âmbar e ferro. Agora, um novo estudo aponta que algumas das peças foram criadas com metal extraterrestre.
Tesouro de Vilhena
Quando o chamado Tesouro de Vilhena foi descoberto, algumas peças de ferro chamaram a atenção dos pesquisadores. Na época, eles descreveram os itens como sendo feitos de "um metal de chumbo escuro". A nova pesquisa, assinada por Salvador Rovira-Llorens, Martina Renzi e Ignacio Montero-Ruiz, revelou que o ferro usado em dois dos artefatos se originou de um meteorito que caiu na Terra há cerca de um milhão de anos.
El Tesoro de Villena, uno de los conjuntos de orfebrería de la Edad del Bronce más importantes de la península Ibérica, contiene dos piezas hechas con hierro de “fuera del planeta Tierra”, según los expertos ⬇️ https://t.co/5z7HFRhaeB
— EL PAÍS Chile (@elpais_chile) January 26, 2024
Os artefatos em questão são um bracelete em forma de C e uma esfera oca revestida por uma folha de ouro que pode ter decorado o punho de uma espada. Análises indicam que ambas as peças foram fabricadas entre os anos 1400 e 1200 a.C. “São os primeiros objetos encontrados na Península Ibérica feitos com material de fora do planeta Terra”, disseram os pesquisadores.
“Essas duas peças de ferro tinham um valor enorme", disse Ruiz, pesquisador do Instituto de História do Conselho Nacional de Pesquisa Espanhol, em entrevista ao El País. Mas, segundo ele, as questões sobre quem criou as peças e de onde a matéria-prima foi obtida permanecem em aberto.