Necrópole fenícia "sem precedentes" é descoberta por acaso durante obras na Espanha
Durante obras de manutenção do sistema de abastecimento de água da cidade de Osuna, na Espanha, trabalhadores encontraram um importante tesouro arqueológico. Por acaso, os operários se depararam com uma necrópole onde os fenícios enterravam seus mortos há cerca de 2500 anos. Especialistas afirmaram que trata-se de uma descoberta "sem precedentes".
Necrópole bem preservada
Segundo os arqueólogos, a necrópole, que está bem preservada, data do século IV ou V a.C. A descoberta surpreendeu os pesquisadores, pois Osuna fica longe do mar e os fenícios eram conhecidos por habitar regiões litorâneas. Na Espanha, vestígios do tipo costumam ser encontrados apenas na costa de Cádiz, cidade fundada por esse povo por volta de 1100 a.C.
Até agora, os pesquisadores encontraram na necrópole oito jazigos, bem como escadas e áreas que acredita-se terem servido como pátios. O arqueólogo Mario Delgado descreveu a descoberta como muito significativa e inesperada. “Para encontrar uma necrópole da época fenícia e cartaginesa com essas características – com oito tumbas, átrios e acesso por escada – seria preciso olhar para a Sardenha ou mesmo para a própria Cartago”, disse.
Rosario Andújar, prefeita de Osuna, disse que pelo luxo que a necrópole apresenta, o local deveria ter sido usado para abrigar os restos mortais de membros dos poderes hierárquicos superiores. Como os trabalhos de escavação continuam, é possível que sejam encontradas novas evidências que ajudarão a revelar mais a respeito da presença dos fenícios na região.