"O Último Judeu em Vinnitsa": uma das imagens mais chocantes da Segunda Guerra
Uma das fotos mais chocantes da Segunda Guerra Mundial é intitulada "O Último Judeu em Vinnitsa". Registrada em 1941 na cidade de mesmo nome, na Ucrânia, a imagem mostra um homem de origem judaica sendo morto por um oficial nazista à beira de uma vala repleta de corpos. A vítima da execução nunca foi identificada.
Invasão nazista
Em junho de 1941, a Alemanha nazista invadiu a Ucrânia. As unidades de assassinato em massa Einsatzgruppen C e D, bem como unidades SD (Serviço de Segurança da SS), assassinaram centenas de milhares de judeus, além de dezenas de milhares de outros cidadãos suspeitos de serem comunistas ou funcionários do governo soviético. Vinnitsa foi ocupada pelos alemães em 19 de julho de 1941.
Os judeus da cidade foram forçados a usar uma braçadeira de identificação com a Estrela de Davi, e suas propriedades foram confiscadas. Eles foram confinados em áreas específicas da cidade e muitos foram obrigados a fazer trabalhos forçados. Cerca de um ano depois, a maioria dos judeus do local havia sido assassinada.
A foto da execução do "Último Judeu de Vinnitsa” foi adquirida em maio de 1945 por Al Moss, um judeu polonês, logo após ser libertado do campo de concentração de Allach pelo Exército dos Estados Unidos. Em 1961, quando morava em Chicago, ele entregou a foto para uma agência de notícias, pois queria que as pessoas soubessem o que aconteceu na época de Adolf Eichmann, que estava sendo julgado naquele ano por ter sido um dos organizadores do Holocausto.