Rara adaga de 4 mil anos é encontrada praticamente intacta na Polônia
Arqueólogos encontraram uma antiga adaga de cobre praticamente intacta nas florestas de Jarosław, na Polônia. Os pesquisadores estimam que a arma tenha mais de quatro mil anos. O artefato raro, que mede cerca de 10,5 cm de comprimento, foi localizado com a ajuda de um detector de metais.
Origem misteriosa
"Quando eu estava cavando o chão da floresta, vi um objeto plano de metal coberto com uma pátina verde. Rapidamente percebi que estava lidando com algo muito mais antigo do que os itens militares da Primeira e Segunda Guerra Mundial que procurava nesta área”, disse Piotr Gorlach, da Associação Histórica e de Exploração Grupa Jarosław, responsável pela descoberta.
Os pesquisadores confirmaram que trata-se da mais antiga adaga de metal descoberta na província de Podkarpackie. “No terceiro milênio a.C., os artigos feitos de cobre eram extremamente raros, já que apenas aqueles com elevada posição social podiam comprá-los. Não há dúvida de que a adaga não é um produto local”, disse Elżbieta Sieradzka-Burghardt, arqueóloga do museu de Jarosław.
Burghardt sugere que a arma foi feita na Bacia dos Cárpatos ou em algum lugar da estepe florestal ucraniana. Ela espera que o mistério da origem do artefato seja resolvido no futuro por análises metalúrgicas especializadas. A pesquisadora observou ainda que as adagas eram um atributo dos guerreiros e geralmente eram presas ao cinto.