Submarino britânico desaparecido na 2ª Guerra é encontrado após 81 anos
Pesquisadores encontraram os destroços do submarino britânico HMS Trooper, que afundou durante uma missão secreta em 1943, na costa da Grécia. A descoberta resolve o mistério da Segunda Guerra Mundial que perdurava por oito décadas sobre o desaparecimento da embarcação e sua tripulação.
Resistência grega
O HMS Trooper, designado N91, partiu no início de outubro de 1943 com a missão de desembarcar agentes da resistência grega na ilha de Kalamos e, em seguida, patrulhar o Mar Egeu. As forças alemãs haviam minado a região, mas o submarino nunca chegou ao seu destino final em Beirute, previsto para 17 de outubro daquele ano. Todos os 64 tripulantes foram dados como mortos.
A equipe liderada pelo especialista em operações subaquáticas Kostas Thoctarides encontrou os destroços ao norte da ilha de Donoussa, na área conhecida como Mar Icário. "A perseverança finalmente valeu a pena", escreveu Thoctarides em uma publicação no Facebook, comemorando a descoberta. Ele explicou que tentativas anteriores falharam porque as buscas se concentraram mais ao leste do local onde o submarino foi encontrado.
Os destroços foram localizados a 253 metros de profundidade com o auxílio de sonar e um veículo operado remotamente. Com base em registros de guerra, os pesquisadores determinaram que o Trooper havia afundado devido à explosão de uma mina alemã de 350 kg de hexano. "O submarino está dividido em três partes: a proa, o meio e a popa", disse Thoctarides, confirmando que o impacto violento da mina causou a fragmentação da embarcação e seu afundamento imediato.