Inicio

Universidade da Inglaterra oferece  mestrado em Magia e Ocultismo

A pós-graduação será ministrada em meio ao declínio das religiões tradicionais e ao crescente interesse nas ciências ocultas
Por History Channel Brasil em 28 de Outubro de 2023 às 15:59 HS
Universidade da Inglaterra oferece  mestrado em Magia e Ocultismo-0

Diante do crescente interesse em assuntos de bruxaria e misticismo, a Universidade de Exeter, no Reino Unido, anunciou que oferecerá um mestrado em Magia e Ocultismo. Segundo a instituição, o curso aprofundará temas como a filosofia da psicodelia, tradições mágicas, a lenda do Rei Arthur, dragões e criaturas fantásticas, entre outros assuntos. As aulas devem começar em setembro de 2024.

Abordagens alternativas

O mestrado terá como base a história da magia e do ocultismo, mas também abordará religião, literatura, filosofia, arqueologia e até mesmo a psicologia e o teatro. O objetivo é estudar o papel da magia tanto no Ocidente quanto no Oriente. Nas palavras da professora Emily Selove, que liderará o mestrado, essa especialização permitirá aos estudantes questionar a ideia de que "o Ocidente é um lugar de racionalismo e ciência, enquanto o resto do mundo é um lugar de magia e superstição".

Ritual de bruxaria

Selove disse que houve um grande interesse no curso desde o seu lançamento, com a universidade recebendo mais de 100 interessados. O curso combinará metodologias acadêmicas ocidentais tradicionais e abordagens mais alternativas. De acordo com a instituição, os alunos poderão completar sua dissertação por meio de um trabalho performático.

A universidade disse que o curso pode preparar os alunos para carreiras em ensino, aconselhamento, orientação, trabalho patrimonial e museológico, trabalho em bibliotecas, turismo, organizações artísticas ou indústria editorial, entre outras áreas. Em 2022, um censo britânico revelou um declínio nas religiões tradicionais na população, bem como um aumento significativo no número de habitantes que se identificam como pagãos. Além disso, o xamanismo foi a religião que mais cresceu. 

Fontes
The Guardian, BBC e Dazed
Imagens
iStock