Alerta no clima: o deserto mais árido do mundo se encheu de flores
O deserto do Atacama, no Chile, é o mais árido do mundo. Mas agora, surpreendentemente, se encheu de flores violetas e brancas em vários quilômetros quadrados de seu território. Isso se deve às chuvas incomuns no norte do país e a uma intensa nebulosidade noturna que contribuiu para a ativação dessas plantas.
César Pizarro, chefe de conservação da biodiversidade da Corporação Nacional Florestal do Chile (Conaf), esclareceu que este evento não está relacionado com o deserto florido, fenômeno que ocorre na primavera, quando florescem mais de 200 espécies vegetais. Agora, a espécie que mais se propagou foi a "pata de guanaco", uma flor violeta que necessita de pouca água e prefere terrenos arenosos.
A última vez que esse florescimento precoce aconteceu na região foi em 2015. Os especialistas acreditam que o florescimento invernal pode estar relacionado com a mudança climática ou fenômenos como El Niño ou La Niña, mas novos estudos serão necessários para determinar sua causa.
Segundo os cientistas, os eventos de florescimento no deserto do Atacama permitem estudar os desafios que a humanidade enfrentará se as condições de baixa precipitação e altas temperaturas se repetirem em outras partes do mundo. Além disso, proporcionam uma oportunidade única para analisar como as plantas podem se adaptar e prosperar em ambientes tão extremos.