Alienígenas poderiam estar por trás de um misterioso sistema planetário perfeito
Em 2023, um estudo publicado na revista científica Nature detalhou a descoberta do que os cientistas consideram o "sistema planetário perfeito". Agora, um pesquisador levantou uma hipótese surpreendente para explicar essa perfeição. Segundo ele, uma inteligência alienígena poderia estar por trás do fenômeno.
Harmonia cósmica sincronizada
Localizado em uma constelação chamada Coma Berenices, esse sistema planetário é dominado pela estrela HD 110067 e abriga seis exoplanetas. O que faz dele tão especial é que todos esses planetas se movem em uma harmonia cósmica perfeitamente sincronizada. Mais incrível ainda é que nenhum deles sofreu perturbações significativas desde sua formação, há cerca de 12 bilhões de anos.
O caso do sistema planetário perfeito levou Steve Croft, um radioastrônomo que colabora com o programa Breakthrough Listen de busca por vida na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, a levantar a possibilidade de que essa condição tão incomum em torno do HD 110067 possa ser o resultado da intervenção de uma inteligência alienígena. Em entrevista ao site Space.com, o pesquisador afirmou que o posicionamento desse sistema planetário em relação à Terra oferece uma excelente chance de captar sinais de tecnologia alienígena, caso eles estejam sendo emitidos de lá.
Quando a descoberta do HD 110067 foi anunciada, Croft e a sua equipe usaram o maior telescópio totalmente dirigível do mundo, o Green Bank Telescope (GBT), nos EUA, e procuraram no sistema sinais de tecnologia alienígena. A pesquisa acabou por não detectar sinais tecnológicos. No entanto, Croft afirmou que os resultados não eliminam a existência de assinaturas tecnológicas em HD 110067, apenas apontam que nenhum sinal foi emitido na direção da Terra no momento das observações.
Paralelamente, a equipe que fez a descoberta do sistema planetário está refinando os dados coletados a respeito dos seis planetas que fazem parte dele. Informações precisas sobre os tamanhos e massas desses planetas podem ajudar a entender a composição química do sistema. Assim, seria possível investigar seus mecanismos de formação, o que poderia dar pistas sua harmonia cósmica perfeita.