“Apocalipse de cigarras” deve atingir os Estados Unidos em breve
Os Estados Unidos se preparam para enfrentar um "apocalipse das cigarras" entre o fim de abril e meados de maio. Trata-se de duas grandes gerações desses insetos que emergirão à superfície simultaneamente, causando uma invasão ruidosa no Meio-Oeste e Sudeste do país. Essa convergência é rara, já que a última vez que esses dois grupos específicos apareceram ao mesmo tempo foi no início do século XIX.
Zumbido ensurdecedor
Os dois grupos de cigarras deixam o subsolo periodicamente. Um deles, a geração XIX ou a Grande Geração do Sul, emerge a cada 13 anos. Enquanto isso, a cada 17 anos, a geração do norte de Illinois ou a geração XIII aparece. Segundo os especialistas, algo assim não será visto novamente até o ano de 2245.
Espera-se que as hordas de insetos estejam presentes em um total de 17 estados dos Estados Unidos. À medida que as temperaturas aumentam, as ninfas das cigarras sairão de seus buracos e emergirão do solo em quantidades impressionantes. Isso resultará em uma experiência de zumbido incrivelmente alto antes que se acasalem e morram. As cigarras adultas geralmente vivem entre quatro e seis semanas.
Grandes concentrações de cigarras não são consideradas ecologicamente destrutivas, mas quando emergem em grandes quantidades de uma vez, podem causar alguns efeitos adversos ao meio ambiente. Por exemplo, o processo de postura de ovos pode enfraquecer árvores jovens. As crias de cigarras também têm seu lado positivo, ajudando a movimentar nutrientes pelo ecossistema e arejar o solo.