Inicio

Apollo, o novo robô capaz de desbancar os humanoides da Tesla

Humanoide foi projetado para desempenhar tarefas difíceis e repetitivas no lugar de humanos
Por History Channel Brasil em 24 de Agosto de 2023 às 11:38 HS
Apollo, o novo robô capaz de desbancar os humanoides da Tesla-0

Recentemente, a Tesla divulgou um vídeo registrando os avanços dos robôs Optimus, que já são capazes de caminhar e executar tarefas básicas. Agora, a empresa concorrente Apptronik anunciou uma nova linha de humanoides capazes de desbancar os autômatos de Elon Musk. Batizado de Apollo, o dispositivo foi projetado para desempenhar tarefas difíceis e repetitivas no lugar de humanos. 

Robô humanoide comercial

De acordo com um comunicado da Apptronik, o Apollo é "o primeiro robô humanoide comercial projetado para interação amigável, fabricação em massa, desempenho e segurança". Medindo  1,72 m de altura e pesando 72,5 kg, o robô pode levantar cargas de até  25 kg. Além disso, ele é equipado com painéis digitais no rosto e no peito para facilitar a comunicação com humanos.

“À medida que os desafios laborais e as tendências de emprego continuam a impactar a nossa economia, precisamos de mudar fundamentalmente a forma como pensamos sobre o trabalho, especialmente na armazenagem e na cadeia de abastecimento”, disse Jeff Cardenas, cofundador e CEO da Apptronik. "As pessoas não querem realizar trabalhos robóticos e fisicamente exigentes em condições difíceis e não deveriam ser obrigadas a fazê-lo. Os robôs humanoides não são apenas uma resposta a este desafio, são uma necessidade - e devido à nossa profunda linhagem robótica, o Apollo foi criado de forma única para literalmente intervir e causar impacto", completou.

Os representantes da Apptronik dizem ainda que as aplicações do Apollo vão muito além da logística e da fabricação de peças. A ideia é que futuramente ele possa ser usado nas indústrias da construção, petróleo e gás, produção de eletrônicos, varejo, entrega em domicílio, assistência a idosos e muito mais. “As soluções robóticas humanoides são o próximo passo na evolução da indústria, à medida que os clientes procuram uma automação mais flexível que possa ser usada em vários fluxos de trabalho”, disse Ash Sharma, diretor administrativo da Interact Analysis, empresa de inteligência de mercado.

Fontes
Interesting Engineering 
Imagens
Apptronik/Reprodução