Astrônomos afirmam ter descoberto um planeta "canibal"
Por anos, o exoplaneta WASP-76b, um gigante gasoso a 634 anos-luz da Terra e um dos mais quentes já conhecidos, tem intrigado a comunidade científica. Agora, uma equipe internacional de astrônomos pode ter desvendado seu mistério. Os pesquisadores acreditam que ele seja um planeta "canibal" que teria devorado outro mundo menor.
Chuvas de ferro líquido
O WASP-76b, que tem cerca de 90% a massa de Júpiter, é tão quente que atinge temperaturas de 2.000 °C. Segundo os pesquisadores, o planeta completa uma volta em torno de sua estrela a cada 1,8 dias. Pelas suas características, acredita-se que chuvas de ferro líquido podem ocorrer em sua superfície.
O estudo sobre o WASP-76b foi conduzido por uma equipe internacional de astrônomos liderada por Stefan Pelletier, da Universidade de Montreal, no Canadá. Os pesquisadores encontraram ferro, cálcio, hidrogênio, magnésio, nitrogênio, vanádio e outros elementos na atmosfera do exoplaneta. No entanto, alguns desses elementos não são típicos de gigantes gasosos, mas sim de planetas telúricos (como a Terra).
A descoberta desses elementos "estrangeiros" indicou aos astrônomos que o WASP-76b pode ter devorado um mundo menor há milhões de anos. Os especialistas afirmam até mesmo que o planeta devorado poderia ter uma composição química semelhante à de Mercúrio. O estudo pode ajudar os pesquisadores a entenderem melhor como os planetas são formados.