Astrônomos encontram a superterra mais próxima com potencial de abrigar vida

Exoplaneta fica na chamada zona habitável e está localizado a apenas 50 anos-luz de nós
Por History Channel Brasil em 27 de Junho de 2024 às 16:05 HS
Astrônomos encontram a superterra mais próxima com potencial de abrigar vida-0

Astrônomos encontraram três possíveis "superterras" orbitando uma estrela anã laranja relativamente próxima. Batizado de HD 48948 d, o exoplaneta mais distante de seu sol está situado na zona habitável, uma região onde as condições podem permitir a existência de água líquida sem que ela ferva ou congele, um cenário ideal para a potencial existência de vida. Um estudo sobre a descoberta foi publicado na revista MNRAS.

Estrela antiga

Os exoplanetas orbitam a estrela HD 48498, localizada a aproximadamente 55 anos-luz da Terra. Esses mundos completam suas órbitas em 7, 38 e 151 dias terrestres, respectivamente. Os pesquisadores destacam a importância dessa descoberta, enfatizando que essa estrela laranja é semelhante ao nosso Sol e representa o sistema planetário mais próximo a hospedar uma superterra na zona habitável.

A HD 48948 possui 67% da massa do Sol e é considerada uma estrela muito antiga. Ela tem uma vida útil de 11,5 bilhões de anos, tempo suficiente para que a vida possa evoluir ao seu redor. Segundo os pesquisadores, mais investigações serão necessárias  para confirmar se o planeta que ela hospeda na zona habitável é predominantemente rochoso ou aquático, e não gasoso.

“A descoberta desta superterra na zona habitável em torno de uma estrela laranja é um passo emocionante em nossa busca por planetas habitáveis ao redor de estrelas do tipo solar”, disse Shweta Dalal, líder do estudo e pesquisadora da Universidade de Exeter, na Inglaterra.

Universidade de Exeter e IFLScience