Confirmado: maior raio do mundo percorreu 750 quilômetros nos Estados Unidos
A Organização Meteorológica Mundial (OMM) anunciou que o maior raio do mundo foi registrado nos Estados Unidos em abril de 2020. Ele percorreu 768 quilômetros, atravessando os estados do Texas, Luisiana e Mississipi. Com isso, foi superado o recorde anterior, observado em outubro de 2018 no sul do Brasil. Esse raio havia percorrido 709 km em linha horizontal, percorrendo o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Raios verticais
A OMM também divulgou outro recorde, neste caso, o do raio de maior duração, que percorreu o céu da Argentina e do Uruguai em junho de 2020, durante 17.102 segundos, ou seja, alguns milésimos a mais que o último recorde registrado, de 16.73 segundos no sul da Argentina, em março de 2019. Segundo a OMM, os recordes foram registrados nas Grandes Planícies, que se estendem desde o Canadá até o México, passando pelos Estados Unidos; e na Bacia do Rio da Prata, que abrange os territórios do Paraguai, Uruguai, Brasil e Argentina.
WMO has verified 2 new world records for ⚡️⚡️lightning in notorious #megaflash hotspots
— World Meteorological Organization (@WMO) February 1, 2022
Longest distance single flash of 768 km (477.2 miles) across southern #USA on 29.4.2020
Greatest duration of 17.102 seconds over #Uruguay and northern #Argentina on 18.6.2020@NOAA pic.twitter.com/ijPXXue0bD
Ron Holle, do comité da OMM, explicou que nessas regiões planetárias se dão as condições para a formação de tempestades intensas que geram “megarraios” e que, nessa ocasião, não foram eventos isolados, mas que ocorreram durante “tormentas elétricas ativas”. “É provável que existam extremos ainda maiores que possamos observá-los à medida que se aprimore a tecnologia de detecção de raios”, afirmou o professor Randall Cerveny, que também trabalha junto à OMM com eventos meteorológicos e climáticos extremos”.
Normalmente, pensamos que os raios se movem na vertical, mas eles também podem se mover horizontalmente, principalmente em grandes altitudes. Quando são horizontais, eles geralmente se estendem por mais de 100 quilômetros de comprimento. Já o comprimento dos relâmpagos verticais varia entre 6 e 10 quilômetros, com os maiores chegando a 20 quilômetros.